sexta-feira, junho 05, 2015

Salât (Oração) — a Coluna do Islão A última exortação que o Profeta (p.e.c.e.) fez quando se encontrava em estado de agonia foi: “Cumpri com o Salât! Cumpri com o Salât!”

Prezados Irmãos,


Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

O Islão outorgou à Oração um grau de importância muito elevado, pois é o pilar mais importante do Islão,

depois dos dois testemunhos de fé (Ash-Sha-hâdatân). Abdullah Ibn Umar (r.a.) relatou que o Mensageiro de Deus (p.e.c.e,) disse: “O Islão ergue-se sobre cinco pilares: o testemunho de que não há outra divindade senão Deus, Muhammad é Seu Mensageiro, a prática do Salât, o pagamento do Zakât, o jejum do Ramadão e a Peregrinação a Meca”.


A Oração é o primeiro pelo que se perguntará ao ser humano no Dia do Juízo. Abû Hurairah (r.a.) relatou que o Profeta (p.e.c.e.) disse: “O primeiro que se pedirá contas ao ser humano no Dia da Ressurreição será pela sua Oração. Se cumpriu com ela todas as suas demais obras serão aceites, mas se descuidou, as suas boas acções foram em vão”. A Oração é o que diferencia o muçulmano do incrédulo. Deus diz: “Mas se se arrependerem (da sua idolatria e aceitarem a fé), observarem a oração prescrita e pagarem o Zakât, então serão vossos irmãos na religião. Assim, elucidamos os versículos, para os sensatos”. (Alcorão, 9:11).


E Jâbir (r.a.) disse: Ouvi o Profeta (s.a.w.) dizer: “Certamente entre o ser humano e o Shirk (politeís-mo) e o Kufr (descrença) está o abandono da Oração (Salât).” Oração prevê de incorrer no extravio. Deus diz: Recita o que te foi revelado do Livro e observa a Oração, que certamente ela preserva (o ser humano) de cometer actos imorais e reprováveis...” (Alcorão, 29:45).

A última exortação que o Profeta (p.e.c.e.) fez quando se encontrava em estado de agonia foi: “Cumpram com o Salât! Cumpram com o Salât!”Salât (Oração) é um meio de expiação. Deus diz:“E observa (ó Muhammad) as orações prescritas em ambas as extremidades do dia (Salât Al Fajr, Salât Adh Dhuhr e Salât Al Asr) e em certas horas da noite (Salât Al Magrib e Salât Al Ichâ'), pois as boas obras apagam as más. Certamente, isto é uma exortação para quem reflecte”. (Alcorão, 11:114).

E Abû Hurairah (r.a.) relatou que ouviu o Mensageiro de Deus (s.a.w.) dizer: “O que pensaríeis se houvesse um riacho diante da porta de alguém, e essa pessoa se banhasse 5 vezes por dia nele? Restar-lhe-ia alguma sujidade no corpo? E eles responderam: certamente que não! Ele, então, disse: é o caso das 5 orações, por meio das quais, Deus vos remove todos os pecados”

A Oração é luz para o servo crente e piedoso. Abû Mâlik Al Ashari (r.a.) narrou que o Mensageiro de Deus (s.a.w.) disse: “A purificação é metade da fé. Dizer Al hamdulillah (Louvado seja Deus!) colmata a balança divina (que Deus colocará no Dia do Juízo para pesar as obras). Dizer Subhânallah e Al hamdulillah (Glorificado e louvado seja Deus) enche o espaço que há entre o Céu e a Terra. A oração é luz, a caridade é uma prova, a paciência é luminosidade e o Alcorão é uma evidência a favor ou contra vós. Todas as pessoas amanhecem vendendo a sua alma, libertando-se ou condenando-se”.

É uma obrigação cumprir com cada uma das cinco Orações diárias no seu horário estabelecido. Deus diz: 

“A oração foi prescrita aos crentes para realizarem em horários determinados.” (Alcorão, 4:- 103). 

Realizar a Oração no seu horário é a acção que mais agrada a Deus. Abdullah Ibn Masûd (r.a.) relatou: Perguntei ao Mensageiro de Deus (p.e.c.e.): Qual é a acção mais querida por Deus? Respondeu: “A Oração no seu tempo”. Perguntei: Logo depois é qual? E respondeu: “O bom trato com os pais”. Finalmente perguntei: Depois qual? E respondeu: “Esforçar-se em prol da causa de Deus”.

A Oração é preferível ser realizada nas Mesquitas. Deus diz: “Deus permitiu que fossem erigidas e honradas as Mesquitas para que se invoque o Seu nome, e nelas O glorifiquem pela manhã e pela tarde, homens a quem nem os negócios nem as vendas os distraem da recordação de Deus, da prática da Oração prescrita e do pagamento de Zakât, pois temem o dia em que os corações e os olhares se estremeçam no Dia do Juízo”. (Alcorão, 24:36-37). “Só devem frequentar as Mesquitas de Deus aqueles que creem n’Ele, no Dia do Juízo, praticam a Oração prescrita, pagam o Zakât e não temem senão a Deus. Certamente, estes são quem verdadeiramente se contam entre os encaminha dos”. (Alcorão, 9:18).

No Hadith conhecido sobre os sete a que Deus protegerá com a Sua sombra o Dia que não exista mais sombra que a Sua, menciona-se ao jovem cujo coração está ligado às Mesquitas. As mesquitas são as casas de Deus e todo aquele que ingresse nelas é um hóspede para o seu Senhor. Não há maior felicidade para um servo piedoso que ser hóspede de Deus e permanecer sob a Sua proteção. Abû Hurairah (r.a.) relatou que ouviu o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) dizer: “A Mesquita é a casa de todo piedoso, e Deus bendiz a quem faz da Mesquita a sua casa com a Sua misericórdia e recompensa-o, guiando-o pelo caminho que o conduzirá a alcançar a complacência divina com a qual ingressará no Paraíso”.

Irmãos! As graças que Deus concede aos Seus hóspedes são nesta vida o sossego, a tranquilidade e a felicidade, e na outra a morada eterna no Paraíso. Que Deus nos abençoe com o Grandioso Alcorão e nos guie para que O temamos como O merece. E peço a Deus que nos proporcione mais um próspero Ramadão que se aproxima e perdoe as nossas faltas, pois Ele é Absolvedor, Misericordioso.
 
Obrigado. Wassalam. 
M. Yiossuf Adamgy - 04/06/2015

Nenhum comentário: