segunda-feira, julho 08, 2013

A Lua nova marca o início do mês do Ramadão e do jejum

Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O mês de jejum do Ramadão chama centenas de milhões de muçulmanos em todo o mundo, muçulmanos que estão atentos para o surgimento da lua nova do céu e informações astronômicas de fontes religiosas. A notícia do início do Ramadão, o período de jejum, mantém todos os crentes em estado entre a alegria e a ansiedade.

Enquanto alguns países já anunciaram a data de início do Ramadão, de acordo com cálculos astronômicos, outros estão esperando para a observação da lua, de modo a fazer o anúncio oficial.

Portanto, o início do novo mês lunar, que poderá acontecer entre hoje e amanhã terça-feira, todos estão preparados física, mental, psicológica e espiritualmente para enfrentar semanas de jejum.

O mês de Ramadão é um mês de graça e bênção. Antes da chegada deste mês abençoado, pedimos a Deus, o Altíssimo, que derrame suas bênçãos e perdão sobre todos os muçulmanos, que se preparam para enfrentar o desafio do jejum, que é feito como um sinal de devoção total, submissão e amor do Senhor dos mundos. Neste Abençoado mês, Allah abençoa as nossas casas e as nossas mesquitas e aqueles que vão à oração, especialmente aqueles que viajam para a Caaba. Durante o Ramadão, a misericórdia de Deus, o Altíssimo, cai sobre nós como a chuva que cai de nuvens em épocas de secas. 

A virtude do Ramadão pode ser comparada com a caridade, que é de dois tipos. O primeiro tipo é quando um dá caridade a alguém a quem encontra na rua ou no caminho. O segundo tipo é o equivalente de quem visita a outro com a intenção de oferecer a sua caridade. O Ramadão corresponde com este tipo de caridade, em que Deus, o Altíssimo, faz descer as suas bênçãos sobre a “ummah” do Abençoado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele).

É durante este período, em que, mesmo com pouco esforço, os crentes podem obter grandes recompensas espirituais, não importa onde eles estejam, seja no recinto das mesquitas, ou em sua própria casa. Deus, Todo-Poderoso, é o criador de todas as coisas. Ele criou o ano, mês, dia e hora. Da mesma forma, Deus, o Altíssimo, elevou o status do Profeta (paz esteja com ele) em toda a criação e o status da Caaba em relação a todos os outros lugares de culto; Ele superou o mês de Ramadão em relação a todos os outros meses. Isso corresponde completamente a vontade de Deus e é uma manifestação de Seu Poder e da Sua Divina Vontade.

Deus, o Altíssimo, escolheu revelar a Sua última Mensagem, o Alcorão, neste mês abençoado, ao último dos Seus enviados e o mais querido, Muhammad (que a paz esteja com ele). 

O Jejum durante o mês de Ramadão é uma obrigação e uma oportunidade para o crente e realiza-se exclusivamente para Allah, o Altíssimo. Num “Hadith Qudssi”, Allah diz: "todas as obras do filho de Adão são para ele, menos o jejum, que é para Mim e Eu o recompenso". (Muslim). 

A Al Furqán deseja a todos um feliz e bendito mês de Ramadão correspondente ao ano 2013 /1434. 

Ramadan Mubarak! 

Wassalam.■

COMO O MUÇULMANO DEVE SE PREPARAR PARA RECEBER

Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos daqui poucos dias receberemos o mês da benção, o mês da misericórdia o mês da disputa entre os fieis para realizar boas obras, caridades e tudo que eleva o ser humano a ser mais espiritualista e aproximando cada vez mais do seu Criador o mês de Ramadan. Bem-vindo Ramadan, com toda a sua graça. Bem-vindo com toda sua Misericórdia e Clemência do Senhor, que seja um mês em que Allah(SW), nos concede a absolvição de todos nossos pecados, e perdoa nossos deslizes. 

Bem-vindo Ramadan, o mês da generosidade, bem-vindo Ramadan como uma escola que nos ensina a tolerância e a perseverança, nos ensinando como controlar nossos desejos, como afastar de nos qualquer tipo de tentação do demônio. Meus irmãos, como devemos receber este grande mês? Devemos aproveitar esses dias Sagrados, esta chance em que Allah (SWT), nos da todos os anos para lavar nossas almas, para purificar nossos corações, aperfeiçoar nossas obras com nosso Criador. Seguindo suas ordens e afastando de tudo que é proibido por Ele. Devemos suplicar em cada momento nesse mês a Misericórdia e o perdão de Allah(SWT), obedecendo suas regras, seguindo o caminho da verdade, deixando a mentira e a falsidade, e a hipocresia de lado. 

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARAH vers 183 “ Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos, durante dias contados.” 

Allah(SW), direcionou as palavras nesses versículos para os fiéis, e não para todos os servos, mas falou, Ó fiéis, porque? Allah(SW), fez a FÉ uma condição pra cumprir com o jejum, porque a prática de deixar de comer e beber é um segredo entre apenas o fiel e o seu Criador, a pessoa pode aparecer jejuando na frente das pessoas, mas somente Allah Louvado Seja é quem sabe se esta pessoa realmente está cumprindo com a tal prática ou não. Então a FÉ e a temência a Allah são condições realmente de se cumprir com o jejum. 

Disse Ali Ibn Abi Talib: “TAQWA é temer o Mais Exaltado, trabalhar em cima de sua revelação, tornar-se o conteúdo e ascético e sempre se preparar para a partida desta vida.” Pois o jejum é um segredo entre o jejuador e Allah(SWT), não devemos ficar divulgando que estamos em jejum. Assim o jejum é o maiores ato de adoração e a melhor forma de se aproximar de Allah(SWT). 

O Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Allah, Louvado Seja, disse: “todos os atos bons dos filhos de Adão são para eles, exceto o jejum que é para Mim e Eu registrarei a recompensa do Meu servo por ele.” Allah(SWT) registra para nós todas as recompensas pois Ele é o mais Generoso, o Magnânimo. Ele quer estender a Sua Misericórdia sobre nós, e nos devemos aproveitar tudo o que Ele está lhe oferecendo durante o mês de Ramadan. 

Certa vez veio um homem perguntou ao Profeta Muhammad(SAAW): “Se Allah(SWT) esta perto para sussurrar suas súplicas, ou distante para falar alto para que Allah(SWT) escute-as.” Assim veio o Anjo Gabriel com o versículo: Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARAH vers 186: “
E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” Esse versículo mostra a relação existente entre a súplica do jejuador e a resposta da mesma. Por isso devemos manter as súplicas a Allah(SWT) sempre e principalmente durante o mês de Ramadan. É conveniente que todos os muçulmanos devem receber o mês sagrado de Ramadan, com arrependimento, sinceridade, firmeza e seriedade. Devemos ter a intenção de praticar atos extra de devoção e adoração nele, oração da noite, recitação do Alcorão, na caridade para com os mais necessitados. Devemos lembrar que Ramadan é tempo de oração, unificação, paciência, caridade, e auto-sacrifício. Como muçulmanos devemos aproveitar essa oportunidade especial para revivermos, renovarmos e revigorarmos a nossa FÉ.

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

SUNNAH= DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW) PRATICADOS POR ELE.

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

TAQWA= TEMOR A ALLAH(SWT)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).