quinta-feira, dezembro 13, 2012

OS ÁRABES NO PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de  Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK.

Muito depois da morte dos Profetas Ibrahim e Ismail (Aleihi Salam) e antes da profecia de Muhammad (Salalhu Aleihi Wassalam), os Árabes e outros povos da região, adoravam ídolos, combatiam-se entre si e praticavam barbaridades, como por exemplo, o de enterrarem vivas as suas próprias filhas. Muitos deles eram pessoas desprovidas de sentimentos e as guerras entre as diversas tribos, prolongavam-se por longos anos. Quando se sentiam cansados dos combates, faziam tréguas, mas sempre aguardando uma nova oportunidade para voltarem à guerra. Muitas vezes os animais serviam de pretexto, pois bastava que um deles fosse beber numa fonte alheia, para despoletar uma nova batalha. Entre outros pecados os mais graves que praticavam eram: 
1) cometiam o shirk, associando os ídolos a Deus; 
2) o adultério era frequente entre eles; e 
3) matavam os seus próprios filhos, com receio de os sustentar.

Os Árabes de Maka, tinham o privilégio de ter a Caaba, que era visitada pelos peregrinos que tinham das aldeias vizinhas e também de outras localidades distantes. Os chefes coraixitas eram responsáveis pela segurança do local e providenciam água para os visitantes, muito escassa na altura. Antes de se reverterem ao monoteísmo, os Árabes adoravam diversos ídolos talhados em diversas matérias. A pureza da Caaba construída para adoração do Deus único, estava manchada com ídolos, que foram colocados ao longo dos séculos que passaram depois da reconstrução efectuada pelos Profetas Ibrahim e seu filho Ismail (Aleihi Salam). Os Árabes da altura sabiam que o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) só adorou o Deus Único e que os costumes religiosos e os rituais da peregrinação à Caaba, faziam parte do seu legado. Os peregrinos quando chegavam a Maka, despiam as suas roupas porque as consideravam impuras e depois circundavam a Casa de Deus. Esta nudez foi depois proibida pelo Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), que instituiu o Ehram, duas peças de pano sem costuras, lembrando o dia do nosso nascimento e do nosso funeral, em que os crentes são embrulhados com simples tecidos brancos.

No entanto, apesar de serem idólatras, tinham em mente o conceito de Deus, criador de todas as coisas. Quando os ídolos não respondiam os seus anseios, retiravam as ofertas e falavam grosseiramente para eles! Quando se encontram em sérias dificuldades e porque os ídolos não lhes podiam socorrer, recorriam ao Criador. Quando lhes era perguntado quem criou a terra, os céus e tudo que existe no mundo, respondiam de que foi Deus. Nos seus corações, eles compreendiam o valor da verdadeira adoração a Deus, mas essa compreensão era coberta por uma cortina espessa de ignorância e pelos antigos costumes que passavam de pais para filhos. Mas então como conviviam com esta dualidade de critérios? Recordemos algumas passagens:

Abdul Muttalib, que viria a ser o avô do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), era o chefe dos coraixitas e da Caaba, quando se deu o incidente conhecido como “o ano dos elefantes”, que vem referido num breve capítulo do Cur’ane – Surat Al Fil – 105. Abraha, um governador do Yémen, que fazia parte do reino de Negus da Abissínia, estava insatisfeito por ver os Árabes continuarem a considerar a Caaba em Maka, como seu santuário desde o tempo do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) e por serem donos e senhores do comércio da zona. Reuniu um grande exército com a finalidade de destruir a Caaba. Antes de entrar em Maka, enviou um pequeno exército de reconhecimento que roubou alguns pertences dos residentes, entre eles, 200 camelos de Abdul Muttalib. Os coraixitas reuniram-se sob a chefia de Abdul Muttalib e chegaram a conclusão de que não tinham capacidade para se defenderem de um exército tão poderoso e esquecendo os seus ídolos, dirigiram as suas preces ao Deus Único. Na presença de Abraha, Abdul Muttalib exigiu a devolução dos seus 200 camelos. Zangado, Abraha disse-lhe que pensava que estava na presença de um verdadeiro líder e que em vez de se preocupar com os seus animais, devia é preocupar-se com a defesa da Caaba. Respondeu Abdul Muttalib de que ele era o dono dos camelos e portanto responsável por cuidar deles, pelo que os mesmos lhe devem ser devolvidos. E quanto à Caaba, tem o seu próprio Dono, e Deus a irá defender. E assim aconteceu, Deus enviou um bando de pássaros, carregando cada um deles, 3 pedrinhas, que foram lançadas sobre o exército invasor. As pedrinhas causaram inúmeras baixas e a debandada dos sobreviventes. (Ver a passagem completa nas minhas mensagens  de 23 e 30/09/2010. Os coraixitas para salvar a Caaba, não invocaram os seus ídolos, mas sim a Deus.

Mais exemplos. Um Árabe que queria vingar a morte do seu pai, dirigiu-se ao templo do seu ídolo zul-khalasah, pedindo orientações para a vingança. O presságio que recebeu, é de que devia abandonar a sua intenção. Furioso, retirou as ofertas que tinha deixado e replicou violentamente com o ídolo, dizendo-lhe que se estivesse no lugar dele, com um pai assassinado, não diria uma coisa dessas. Outro Árabe, levou os seus camelos ao ídolo que tinha acabado de ser manchado de sangue dos sacrifícios. Os camelos ao verem o sangue, apavoraram-se e saíram correndo em todas as direcções. O dono, ao ver esta debandada, ficou furioso e começou a destruir o ídolo, atirando pedras e replicando: “Por Deus, eu tinha vindo para pedir bênçãos para os meus camelos e tu me privaste deles todos”. Os dois ídolos que foram colocados nos montes Safa e Marwa, contam eles de que eram seres humanos, um homem e uma mulher, que teriam cometido adultério dentro da Caaba e por isso Deus os castigou transformando-os em pedra.

Na época do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele), os seus pais, familiares e todos os da localidade, eram idólatras e também seguiam e adoravam astros. Ainda pequeno, Deus iluminou Ibrahim (Que a Paz de Deus esteja com ele) e guio-o para o caminho do monoteísmo. No Cur’ane, é referido o diálogo entre o Profeta Ibrahim (Aleih Salam) e o pai, que adorava os ídolos por ele esculpidos: “Pai, porque adoras aquilo que não ouve nem vê e em nada te pode beneficiar? Pai, foi-me revelado algo de sabedoria que tu não recebeste. Segue-me pois, vou conduzir-te para o caminho recto.” 19:42,43.

Ele insistiu também com todos os outros, referindo que os ídolos nunca irão responder aos  seus anseios, pelo que deviam voltar-se para o monoteísmo. Mas as advertências não surtiram efeito. O povo convidou Ibrahim (Aleihi Salam) para participar nas festividades religiosas que iam ter lugar fora da localidade, onde iam participar todos, o povo, o rei, os religiosos e os astrólogos. Ele arranjou um pretexto para não ir e aproveitou a ausência deles para com um machado destruir todos os ídolos, com excepção do maior, junto do qual deixou ficar o machado. Quando regressaram, ficaram furiosos com a destruição, tendo chegado à conclusão de que o ídolo não tinha qualquer poder e só poderia ser um o responsável – Ibrahim (Aleihi Salam), o único que ficara na localidade. Foi então chamado na presença deles para ser julgado, começando com a pergunta óbvia se foi ele o causador da destruição. O que respondeu de que tinha sido o grande ídolo e deviam perguntar a ele. A resposta pronta dos líderes foi de que todos sabem que os ídolos não falam e que não faz sentido, dirigir-lhe qualquer pergunta. Então irónico, Ibrahim (Aleihi Salam) perguntou-lhes se sabiam que os ídolos não têm quaisquer poderes, porque teimavam em adorá-los? Foi assim considerado inimigo para ser julgado e punido. 
Façam o favor de ter um bom dia de Juma
Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá

quarta-feira, dezembro 12, 2012

Fitna (Divisão) Esse é um Sinal do Juízo Final

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado Seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos, um dos sinais, que antecipam a chegada do dia do Juízo Final a FITNA que é uma palavra árabe significa a disseminação da falsidade que causar um racha(uma divisão) entre os muçulmanos. Allah (SWT) diz no Alcorão o "Fitna é pior do que matar uma pessoa inocente" A Fitna faz os muçulmanos a lutarem entre si, cada grupo alegando estar no caminho certo, quando todos eles estão no caminho só de Deus Islã. FITNA é um engano usado por Al Shyitan (Satanás) para ver os muçulmanos se desviar da senda de ALLAH(SWT). Como não há muito que ele possa desviar-nos, vamos evitar o álcool, adultério, o jogo, e tudo o que ALLAH nos proíbe, esta é a única maneira que ele pode confundir os que lhe obedecem.
Originalmente o verbo se usa quando se fala de refinar um metal para distinguir o bem do mal, o ouro dos outros metais.

Abu Huraira RA narrou que o Profeta SAAW disse sobre a chegada deste sinal:
“Comecem e a fazer as bondades, antes da chegada das maldades que vão ser como partes da noite escura, (fica difícil distinguir o bem do mal) e que a pessoa amanheça fiel e anoitece infiel).”

No Hadis de Amro Bem Oudf Alansari RA que o profeta disse :
Juro por Allah que não temo a pobreza em vossos depois de mim mas temo a riqueza que os tenta como tentou os povos antes de vos, e acaba com vos como acabou com eles.”

No Alcorão Sagrado: Surat AL-AMBIYA versículo 35: “Toda a alma provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem e a Nós retornareis.” E em Sura AL-ANFAL versículo 39: “Combatei-os até terminar a intriga, e prevalecer totalmente a religião de Allah. Porém se se abstêm, saibam que Allah do que fazem, é Onividente.”

Irmãos há dois tipos de FITNA a Primeira é das concupiscências ( Prazeres): Surat AL-IMRAN versículo 14 Allah disse: “Aformoseou-se, para os homens, o amor dos haveres apetitosos: as mulheres e os filhos e os quintais acumulados de ouro e prata e os cavalos assinalados e os rebanhos e os campos lavrados. Isso é o gozo da vida terrena. Mas junto de Allah está o aprazível retorno.

E em Surat Ataghabuni (As defraudações Recíprocas) versículo 15 e 16: “Em verdade os vosso bens e os vossos filhos são uma mera tentação.(provação). Mas sabe que Allah vos reserva uma magnífica recompensa. Então temei a Allah a tanto quanto possas. Escutai-O, obdecei-lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vos! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.”

O segundo tipo FITNA é das duvidas ou das coisas parecidas no qual os muçulmanos estam no caminho errado, acreditando que estam no caminho certo, o domínio confunde o fiel.No Hadis narrado por Maaua ibn Abu Sufian, o profeta disse :
Os judeus se dividem em setenta e um grupos. Uma no Paraíso e as setenta no inferno. E Os cristãos se dividem em setenta e dois grupos. Uma no Paraíso e as setenta e um no inferno. Juro com quem minha alma ta na Mão dEle. Que os muçulmanos se dividem em setenta e três grupos uma deles no paraíso e setenta e dois no inferno. Perguntarão quem esta no Paraíso? A resposta é quem segue Alcoran e minha sunah.

Irmãos e qual é a salvação destas provas todas?
Lembrar de Allah na riqueza, Ele te lembrá na pobreza, lembrar de Allah quando estiver com saúde, ele te lembrá quando estiver doente, lembrar de Allah quando estamos vivo, Ele te perdoará quando estiver morto.

E sempre com sinceridade com Allah, tentar ganhar obter suas conquistas e realizações das nossas obras com HALAL, (licito), comer licito e praticar o licito.

Perguntaram ao Profeta porque nos fazemos suplica a Allah e não aceita. O Profeta respondeu: Coma(alimente-se) com halal(licito) Allah aceitará sua suplica. As pessoas fazem os pecados e querem que suas súplica sejam aceitas? 

Certa vez um sábio perguntou ao seu aluno; o que você faria para se proteger de um cachorro que cuida de ovelhas lhe atacasse? O aluno respondeu vou me defender. O sábio repetiu a mesma pergunta , ele retornou a responder que se defenderia. Pela terceira vez repetiu a mesma pergunta , e o aluno repetiu a mesma resposta. O sábio disse: esta defesa vai demorar e ficará difícil, é melhor pedir socorro ao dono das ovelhas. Ele pode evitar o ataque do cachorro. Assim são as nossas súplicas se pedimos socorro a Allah(SWT), Ele nos protege do Shyitan (Satanás).

A salvação esta em cumprir os mandamentos do Islam, de realizar o Salat(0ração), Zakat, jejum..., e também procurar com conhecimento, de Allah, e do seu Profeta e entender a FÉ, saber distinguir o que é certo e errado, ficar sempre em boa companhia para que ajude a seguir a senda reta e afastar do Shyitan (Satanás). Súplicamos a Allah(SWT) , para nos proteger contra a FITNA.

SALAMO ALEIKOM - Khutb do Centro Islâmico de Brasilia dia 07/12/2012.