segunda-feira, junho 13, 2011

Por Que Nós Muçulmanos Não Celebramos o Dia Dos Namorados?‏

Em nome de Allah, O Clemente e Misericordioso!

Como o Islamismo foi a última revelação divina para a humanidade, a religião chegou de forma perfeita e acabada. Acreditar ou não acreditar eis a questão. Não podemos nos imiscuir com as inovações propostas por alguns, tampouco imitar as religiões anteriores ao islamismo, uma vez, que se elas fossem perfeitas, Allah SW não teria revelado sua última mensagem ao Profeta Mohammade SAAS, através do Anjo Gabriel AS, para toda a humanidade.

Toda inovação gera confusão e toda confusão poderá nos levar ao inferno. Portanto irmãos muçulmanos e caros leitores não questione as leis e instruções de Allah SW e seus mensageiros. Allah SW sabe melhor, nosso dever é acreditrar, cumprir e não questionar. Lembrem-se você pode dedicar seu amor e consideração às pessoas que ama em todos os dias do ano, e , não necessariamente esperar uma data específica para agir com gentileza, amor e consideração.(dias dos pais, dia das mães, dia dos namorados, dia das crinças etc).

Esta pergunta pode ser respondida de diversas maneiras:

1. No Islam, as celebrações estão claramente definidas e bem estabelecidas, não pode ser aceito qualquer acréscimo ou exclusão. Eles são uma parte essencial de nossa adoração e não há lugar para opiniões pessoais. Eles foram prescritos por Allah e Seu Mensageiro [que a benção e a paz de Allah estejam com ele]. Ibn Taymiyyah [que Allah o perdoe], disse: “As celebrações fazem parte das leis e cerimônias religiosas, das quais Allah diz [significado em português]: “Para cada um de vós [nação], fizemos uma legislação e um plano”. [Surah Al-Ma-idah 5: 48]. E [significado em português]: “Para cada comunidade, fizemos ritos, que eles [os integrantes destas comunidades] observam… ” [Surah Al-Hajj 22: 67]”.

Da mesma forma que a Qiblah [a direção na qual voltamos em oração], a oração e o jejum. Portanto, não há diferença entre juntar suas festas ou juntar os seus ritos de adoração. Concordar com as celebrações é concordar com a descrença. Concordo com eles em alguns de seus assuntos de menor importância é o mesmo que concordar com algumas das ramificações da descrença.

Estas celebrações são as características mais distintivas das religiões; portanto, aquele que concorda com suas celebrações, estará concordando com os rituais mais distintos da incredulidade. Sem dúvida, acompanhá-los em suas festas e celebrações pode, em alguns casos, levar à descrença. Aventurar-se nessas coisas, pelo menos, é um pecado. O Profeta [que a bênçãos e a paz de Allah estejam com ele], falou sobre o fato de que cada nação tem seus próprios festivais, quando disse: “Cada nação tem seus próprios ‘Ids, e este é o nosso ‘Iid”. [Relatado por Al-Bukhari].

Porque o Dia dos Namorados remonta ao tempo dos romanos, não islâmicos, significando assim, que isto é algo que pertence exclusivamente a cristãos, o Islam e os muçulmanos não têm e nem possuem qualquer papel neste contexto. Se cada nação tem seus próprios festivais e celebrações, como o Profeta [que a bênçãos e a paz de Allah estejam com ele] disse, então isso significa que cada nação será diferenciada por suas celebrações e festividades.

2. Celebrar o Dia dos Namorados significa imitar os romanos pagãos, como também os cristãos – Povo do Livro – que os imitaram em coisas que não faziam parte de sua religião. Se não é permitido imitar os cristãos em relação às coisas que realmente fazem parte de sua religião – mas não faz parte da nossa – então, como será em relação às coisas que eles inovaram em sua religião imitando dos adoradores de ídolos?

Imitar os não-muçulmanos em geral – sejam eles adoradores de ídolos ou o Povo do Livro – é haram [proibido], seja essa imitação de sua adoração – que é a forma mais grave – ou em seus hábitos e comportamento. Isto é indicado pelo Alcorão, a Sunnah e o Ijma-a [consenso dos sábios].

a) Do Alcorão; disse Allah [significado em português]: “E não sejais como os que se separam e discrepam, após lhes haverem chegado as evidencias…”. [Surah Al-‘Imran 3: 105].

b) Da Sunnah: O Profeta [que a benção e a paz de Allah estejam com ele] disse: “Quem imita um povo é um deles”. [Relatado por Abu Dawud].

Ibn Taymiyyah [que Allah o perdoe] disse: “Este hadith nos informa que é haram [proibido] imitar-los, embora o significado aparente mostre que aquele que imita não é muçulmano, como disse Allah [significado em português]: “…E quem de vós se alia a eles será deles…”. [Surah Al-Ma-idah 5: 51].

c) Com relação à ijma-a [consenso dos sábios], Ibn Taymiyyah [que Allah o perdoe] narrou que havia um consenso de que é haram [proibido] imitar os não-muçulmanos em suas celebrações e festas, na época dos companheiros do Profeta [que Allah esteja satisfeito com todos eles]; e Ibn Al-Qaiym [que Allah o perdoe], narrou que havia consenso entre os sábios sobre este ponto.

3. O amor estabelecido nesta festividade, desde o momento que foi revivida pelos cristãos, é um amor romântico fora do casamento. O resultado disso é a disseminação da fornicação e da imoralidade. Por esta razão, o clero cristão se opôs a esta festividade por um tempo declarando sua proibição, porém logo a liberou
Algumas pessoas podem perguntar: “Quer dizer que devemos nos privar do amor? Mas neste dia e nesta época nós expressamos nossas emoções… e o que há de errado com isso?”.

Dizemos:

Primeiro: Sejamos realistas sobre as verdadeiras intenções por trás do Dia dos Namorados. O amor referido nesta celebração é o amor romântico entre namorados e amantes. É conhecido por ser um dia de promiscuidade e do sexo sem nenhuma restrição… Não estamos falando de um amor puro entre um homem e sua esposa ou uma mulher e seu esposo; ou pelo menos eles não fazem distinção entre o amor legítimo e o relacionamento entre marido e mulher, e o amor proibido dos amantes. Para eles, esta data é uma maneira para que todos possam expressar seu amor.

Segundo: A expressão dos sentimentos e emoções não é uma justificação para que os muçulmanos dediquem um dia para uma celebração baseada em seus próprios pensamentos, desejos e idéias, e fazer deste dia um festival ou ‘Iid. No Islam um marido ama sua esposa durante todo o ano, e expressa o amor que tem por ela com presentes, poemas, cartas entre outros meios, ao longo dos anos, e não apenas um dia por ano.

Terceiro: Não existe uma religião que incentiva seus seguidores a amar e cuidar uns dos outros como o é feita no Islam. Isso se aplica há todos os tempos e circunstâncias, e não apenas um dia especial. De fato, o Islam encoraja-nos a expressar nossas emoções e amor em tempo integral, como o Mensageiro de Allah [que a bênçãos e a paz de Allah estejam com ele], disse: “Se um homem ama seu irmão, que ele saiba que ele o ama”. [Relatado por Abu Dawud]. E disse também [que a bênçãos e a paz de Allah estejam com ele]: “Por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, não entrarão no Paraíso até que creiam realmente, e não crerão realmente até que amem uns aos outros. Querem que eu diga algo que se fizerem amaram uns aos outros? Espalhe a Salam [saudação islâmica] entre vocês!”. [Relatado por Muslim].

Quarto: O amor no Islam é mais geral e mais compreensível; não se restringe a apenas um tipo de amor, o amor a seu companheiro(a). Existem muitos mais tipos de amor. Existe o amor a Allah, o amor ao Mensageiro de Allah [que a benção e a paz de Allah estejam com ele] e seus companheiros, [que Allah esteja satisfeito com eles], o amor pelas pessoas boas e virtuosas, o amor e o apoio a religião, o amor aos mártires pela causa de Allah, etc. É um grave perigo restringir este sentido amplo a somente um tipo de amor.

Quinto: A idéia de que essas pessoas têm, de que o amor antes do casamento é uma coisa boa esta equivocado, como foi provado e comprovado em estudos e na experiência da vida real.

Portanto, como podemos acreditar que o Dia dos Namorados tem algum benefício para os muçulmanos? A verdade é que este é um apelo à libertinagem e imoralidade, e à formação de relações proibidas.

O esposo que realmente ama a sua mulher não precisa desta celebração para lembrar seu amor. Ele expressa seu amor por sua mulher o tempo todo em todos os momentos.

Disse Allah SW no Sagrado Alcorão:

"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

.....Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Os Muçulmanos Amam Jesus!

Você que mora no sul do Brasil visite o site: www.islamboy.com.br

duvidas/ informações: info@islamismo.org

Fonte: Unicidade e Luz - Explicando o Islam de forma clara e simples

Uma contribuição do Irmão Mohammad Ziad