quinta-feira, novembro 12, 2009

O QUE É O HAJJ

A peregrinação anual a Meca (Hajj) é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreendê-la. Apesar de Meca estar sempre cheia de visitantes, o hajj anual começa no décimo segundo mês do calendário islâmico.

A peregrinação a Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade." (Alcorão Sagrado 3:97) .

A peregrinação é uma obrigação somente para aquelas pessoas que atingiram a puberdade, são livres, mentalmente sãs, física e financeiramente capazes para empreender tal viagem. O peregrino deve empreender o Hajj com dinheiro lícito, depois de saldadas todas as suas dívidas e ter deixado o sustento suficiente para suprir a necessidade da sua família equivalente ao período para o qual irá ficar fora devido a peregrinação.

As maiorias dos rituais da peregrinação baseiam-se em atos praticados pela família do profeta Abraão (AS), quando foi incumbido por Deus de reconstruir a Kaaba juntamente com o seu filho Ismael (AS). Isto demonstra que o Islam é a religião de Deus e não uma religião feita pelo profeta Muhammad (SAAS), pois os ritos e as normas da peregrinação não foram estabelecidos pelo profeta Muhammad (SAAS) , mas sim por Deus, como também não está vinculada à pessoa do profeta Muhammad (SAAS), nem à sua vida, mas sim a Abraão (AS) e ao seu filho Ismael (AS), mostrando, dessa forma, a abrangência e o universalismo do Islam. Logo, a peregrinação é um atendimento ao chamamento que o profeta Abraão (AS) dirigiu a todos os homens, obedecendo à ordem de Deus.

Os elementos principais da peregrinação:

AL IHRAM

É a intenção de cumprir a peregrinação. A partir do momento em que o peregrino se propõe a iniciar os rituais da peregrinação, ele veste duas peças de tecido, de preferência branco, eliminando, dessa forma, as diferenças de cultura e de classes entre as pessoas, ficando todos iguais perante Deus.

AL TAWAF

Consiste em dar sete voltas em torno da Kaaba, repetindo, com isso, o que foi feito pelo profeta Abraão (AS) e seu filho Ismael (AS). É também como se fosse uma réplica, aqui na terra, do que os anjos fazem constantemente no céu, circundando o Trono de Deus, orando e adorando-O.

AL SAI

Consiste em percorrer a distância entre os montes de Al Safa e Al Marua, sete vezes, repetindo com isso o que foi feito pela esposa do profeta Abraão (AS), Agar, quando procurava água para o seu filho Ismael (AS) .

JAMRAT

Que consiste em repetir o mesmo ato feito pelo profeta Abraão (AS), quando estava indo cumprir a ordem de Deus de sacrificar o seu filho Ismael (AS). (Atirar pedras no Shaitan).

A PARADA EM ARAFAT

Que consiste em ficar ali desde o entardecer do dia nove até o pôr do sol do mesmo dia. Arafat é o único local na realização da peregrinação, em que todos os peregrinos ficam juntos num mesmo lugar.

Os peregrinos passam esses momentos em oração, pedindo perdão a Deus. Podemos ter nesse momento uma idéia, uma visão de como será o Dia do Juízo Final, onde todos os seres humanos, após serem ressuscitados, estarão juntos esperando pelo julgamento.

A peregrinação a Makkah, é a maior convenção anual de fé, o maior congresso mundial, realizado anualmente por muçulmanos de diferentes nacionalidades, línguas e cores. O Islam desde 1400 anos realiza tais congressos que foram instituídos por Deus, durante os quais os muçulmanos se encontram, se conhecem, examinam os assuntos comuns relativos ao Islam e aos muçulmanos e através da troca de experiências dos peregrinos, ao retornarem aos seus países de origem passam aos demais os resultados dessa troca de experiências.

Como é também a maior conferência de paz regular que a história da humanidade jamais conheceu. Durante a peregrinação podemos observar inúmeros benefícios tanto individuais como coletivos. Como a manifestação na prática dos verdadeiros traços da universalidade do Islam, da fraternidade e da igualdade entre os muçulmanos.

A sua realização transcende os limites de lugar, idioma e cor. Igualando a todos governantes e governados, ricos e pobres, aonde todos são iguais sendo o melhor ante Deus o mais temente. Logo podemos observar todos com um mesmo objetivo, adorar a Deus da maneira que melhor O agrada. E durante a peregrinação nós nos familiarizamos com o ambiente espiritual e histórico no qual viveu o profeta Muhammad (SAAS).

• AL Masjid AL Haram (A mesquita sagrada)

A mesquita sagrada, desde o tempo em que Abraão (AS) e seu filho Ismael (AS)
reconstruíram a Kaaba, sempre foi um pátio ao redor da Kaaba, sem casas construídas por perto, nem paredes cercando-a. Com o passar do tempo, construiu-se uma mesquita que veio sofrendo várias ampliações, sendo que hoje a sua área corresponde a 160.000 metros quadrados.

• O Id-AL-Adha (A festa do sacrifício)
É a segunda festa do Islam, sendo a primeira a festa do desjejum. O Id-Al-Adha é uma recordação da história do que iria ser o sacrifício do profeta Ismael (AS), quando seu pai, o profeta Abraão (AS), seguindo sem hesitação a ordem de Deus, iria sacrificar seu filho.
Hajj (Peregrinação a Meca)

Introdução

O Hajj foi tornado obrigatório no ano nove D. H. (depois da Hégira), o ano das deputações (al-Wufud), em que a Surat (capitulo) Al 'Imrán foi revelada, e onde Allah (DEUS) diz: "E o Hajj (Peregrinação a Meca) a Casa (Ka'bah) é um dever que a humanidade deve a Allah (DEUS), aqueles que podem suportar as despesas (do seu transporte, provisão e residência)." (Al 'Imrán 3:97).

A Necessidade do Hajj

O Hajj é um faridah (dever obrigatório), um dos pilares do Islam. A prova (dalil) disto é o ayah (Versículo) em cima mencionado, havendo também provas na Sunnah, que indica a mesma coisa. Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ambos) disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: "O Islam assenta em cinco pilares: testemunhar que não há outra divindade senão Allah e que Muhamamad é o Mensageiro de Allah, praticar a oração regular, jejuar no mês do Ramadan, pagar a Zakat, e fazer o Hajj”.(Narrado por al-Bukhaari, 8; Muslim, 16).

Assim que houver possibilidades o Hajj deve ser feito imediatamente. A prova disto é o ayah em cima mencionado. Isto (fazer coisas imediatamente) é o princípio orientador respeitante às ordens da Chari'ah. A prova na Sunnah que isto indica é a que se segue:

Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) proferiu um sermão (Khutbah) e disse: "Ó Povo, Allah ordenou-vos o Hajj, por isso, fazei o Hajj”.(Narrado por Muslim, 1337).

Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: "Quem quer que deseje fazer o Hajj, que se apresse a fazê-lo, porque pode cair doente ou podem surgir alguns outros problemas”.(Narrado por Abu Dawood, 1732, sem a frase "porque pode..." também narrado por Ibn Maajah, 2883 e Ahmad, 1836).

Virtudes

Existem muitos ahadice que se referem às virtudes do Hajj, incluindo o seguinte:
O de Abu Hurayrah, a quem o Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) perguntou qual é o melhor ato. Ele disse: "Acreditar em Allah e no Seu Mensageiro". Ele perguntou-lhe, e depois? "A Jihad (esforço) por amor a Allah". Ele perguntou-lhe, e depois? Ele disse: "Um Hajj aceite" (Narrado por al-Bukhaari, 26; Muçlim, 83).

Um Hajj aceite significa:

1. Deve ser paga com dinheiro halaal (lícito).

2. A pessoa deve manter-se afastada do mal, do pecado e de disputas injustas durante o Hajj.

3. A pessoa deve observar todos os rituais de acordo com a Sunnah.

4. A pessoa não se deve exibir ao fazer o Hajj; deve fazê-lo puro e sinceramente por amor a Allah.

5. A pessoa não a deve acompanhar com atos de desobediência e pecado.
Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Ouvi o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) dizer: "Quem quer que faça o Hajj por amor a Allah e que (nesse período) não tenha relações sexuais (com a sua esposa), e que não peque ou dispute injustamente durante o Hajj, regressará como no dia em que a sua mãe o deu à luz". (Narrado por al-Bukhari, 1449; Muçlim, 1350).

'Abd-Allah ibn Mas'ud disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: "Continuem a fazer o Hajj e a 'Umrah, visto que estas eliminam a pobreza e o pecado, precisamente como os foles eliminam as impurezas do ferro, do ouro e da prata”.(Narrado por al-Tirmidhi, 810 e al-Nissa'i, 2631. O hadice foi classificado como sahih por al-Albani - que Allah seja misericordioso para com ele - em al-Silsilah al-Sahihah, 1200).

Ibn 'Umar (r.a.) relata que o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: "Aquele que luta por amor a Allah e o peregrino que vai a Hajj ou 'Umrah são todos convidados de Allah. Ele chamou-os e eles responderam; eles pedem-Lhe, e

Ele dar-lhes-á”.(Narrado por Ibn Majah, 2893. O hadice é hassan e foi classificado como tal por Shaykh al-Albani em al-Silsilat al-Sahihah, 1820).

Regras/Efeitos Espirituais

As regras do Hajj e os seus efeitos espirituais sobre uma pessoa.
Existem muitas virtudes nos rituais do Hajj, e muita sabedoria por detrás deles. Quem quer que seja abençoado com a sua adequada compreensão, é abençoado com muita bondade. Por exemplo:

A. Quando uma pessoa viaja para concretizar os rituais do Hajj, lembra-se da sua viagem para Allah e para o Além. Quando viaja, deixa para trás os seus amigos queridos, por vezes a sua esposa, filhos e terra natal, e a sua viagem para o Além é exatamente igual.

B. Aquele que segue nesta viagem equipa-se com provisões suficientes que o ajudem a alcançar a terra sagrada, então, ele que se lembre que, na sua viagem para o Além, ele precisa ter provisões suficientes que o ajudem a aí chegar em segurança. Relativamente a isto, Allah diz (interpretação do significado): "E leva (contigo) provisões para a viagem, mas a melhor provisão é At-Taqwaa (piedade, retidão, etc.)”.[al-Baqrah 2:197]

C. Viajar é uma espécie de tormento, e o mesmo se aplica à viagem para o Além, só que muito mais ainda. à frente do Homem existe o estado de moribundo, a morte, a sepultura, a reunião, o prestar contas, as escalas e al-Sirat, seguida da entrada ou no Paraíso ou no Inferno. Os abençoados serão aqueles que Allah salvará.

D. Quando o peregrino coloca as duas vestes do seu ihram, ele não pode evitar lembrar-se da mortalha em que será envolvido (após a sua morte). Isto o leva a desistir da desobediência e do pecado. Tal como tinha desistido das suas roupas regulares (para o Hajj), também tem que desistir do pecado. Tal como tinha colocado duas vestes brancas, limpas, ele tem que tornar o seu coração limpo e branco (puro), e conservar as suas faculdades limpas e puras, não contaminadas pela mácula do pecado e da desobediência.

E. Quando ele diz "Labbayk Allaahumma labbayk" no Miqaat [local de entrada da ihram], ele quer dizer que respondeu ao seu Senhor; assim como pode, ainda, insistir em pecar e em não responder à chamada do seu Senhor para desistir do pecado? Quando ele diz "Labbayk Allaahumma labbayk", ele quer dizer: "Estou a responder à Tua proibição do pecado e este é o momento em que desisto disso".

F. Quando ele desiste de coisas ilícitas durante a sua ihram, e se mantém ocupado com a talbiyah e a dhikr, isto lhe mostra como o Muçulmano deve ser. Ele treina-se para desistir por si de algumas coisas que, em princípio, são halal (lícitos), mas que Allah lhes proibiu nesta altura [durante a sua ihram]; assim, como o pode violar a proibição de Allah fazendo coisas que são ilícitas a todos os momentos e em todos os lugares?

G. Quando ele entra na Casa Sagrada de Allah, da qual Allah fez um santuário para a humanidade, ele lembra-se do Santuário do Dia da Ressurreição, que ninguém pode alcançar sem se esforçar árdua e interessadamente. A mais elevada coisa que manterá uma pessoa segura no Dia da Ressurreição é a Tawhid (unicidade de Allah), ou seja, evitar Chirk (associar outros a Allah). Relativamente a isto, Allah diz (interpretação do significado): "São aqueles que acreditam (na Unicidade de Allah e que não adoram outro senão Allah) e não confundem a sua Crença com Zulm (errado, i.é., adorar outros para além de Allah) para eles (apenas) existe segurança e eles são os orientados”.[al-An'am, 6:81].
Beijar a Pedra Negra, que é o primeiro ritual para ser aceite, ensina o visitante a honrar a Sunnah e a não se opor às leis de Allah com o seu débil raciocínio. Ele reconhece que existe sabedoria e bondade por detrás das leis e dos rituais que Allah prescreveu à humanidade, e treina-se se submeter totalmente às leis do seu Senhor, que Ele seja exaltado. Relativamente a isto, 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse, após ter beijado a Pedra Negra: "Eu sei que és só uma pedra e que não podes nem ajudar nem prejudicar. Se eu não tivesse visto o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) beijar-te, eu não te teria beijado”.(Narrado por al-Bukhari, 1520; Muslim, 1720).

H. Quando a pessoa faz Tawaf, lembra-se do seu pai Abraão (AS) (ár. Ibrahim) (que a paz esteja com ele), que construiu a Casa para ser um ponto de reunião para a humanidade e um lugar de segurança, e que ele os convocou para realizar a peregrinação a esta Casa. E o nosso Profeta Muhammad (SAAS) (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) também os convocou para realizar a peregrinação a esta Casa.

I. Quando a pessoa bebe a consagrada água do poço de Zamzam, lembra-se da benção que Allah concedeu à humanidade sob a forma desta água abençoada, da qual milhões de pessoas beberam em toda à parte ao longo das épocas, mas que nunca secou.

J. Quando a pessoa faz a al-Saa'i, correndo entre al-Safa' e al-Marwah, lembra-se do caminho sofrido por Hagar (Hajrah), a mãe de Isma'eil e a esposa de al-Khalil [Ibrahim] (que a paz esteja com ele), e de como ela regressou entre al-Safa' e al-Marwah, à procura da água que a salvaria do que estava a sofrer e, especialmente, que poderia dar de beber ao seu filho Ismael (AS). Uma vez que esta mulher foi paciente face à sua adversidade e voltou para o seu Senhor, isto ensina o homem que, assim proceder, é o melhor e o mais apropriado. Quando um homem recorda a luta e a paciência desta mulher, torna-se-lhe mais fácil suportar os seus próprios problemas, e uma mulher, que é do mesmo sexo, considerará os seus problemas mais fáceis de suportar.

K. A espera (wuquf) em 'Arafat lembra o peregrino dos aglomerados de pessoas no Dia da Reunião. Se o peregrino se sente cansado de estar numa multidão de milhares, como se sentirá entre as multidões de pessoas descalça, nuas, e não circuncidadas, esperando cinqüenta mil anos? - Quando atira os seixos à Jamarat, o Muçulmano treina-se para obedecer a Allah inquestionavelmente. Mesmo que ele não compreende a razão e a sabedoria por detrás deste lançamento (ramy), e não consiga estabelecer a conexão entre a regra e o seu objectivo, esta é uma manifestação de completa submissão ('u- budiyyah) a Allah.

L. Quando ele abate o seu sacrifício (hady), lembra-se do grande acontecimento de quando o nosso pai Ibrahim (Abraão (AS)) se se submeteu à ordem de Allah para sacrificar o seu único filho Isma'il (Ismael (AS)), após este ter crescido e se ter tornado uma ajuda para ele. Ele lembra-se também de que não há lugar para emoções que vão contra as ordens e as proibições de Allah. Isto o ensina a responder ao que Allah ordena, como Isma'il disse (interpretação do significado): "Ó meu pai! Faz o que te é ordenado. Inch'Allaah (se Allah o desejar), encontrar-me-ás entre al-sabirin (os pacientes)”.[al-Safat 37:102].

M. Quando a pessoa regressa da sua ihram, e as coisas que lhe estavam proibidas, de novo se tornam permitidas, isto o ensina acerca das consequências da paciência e que após o trabalho duro vem o fácil. Aquele que responde ao chamamento de Allah terá alegria e felicidade, e esta alegria não pode ser conhecida por ninguém, senão por aqueles que tenham saboreado a doçura da obediência, tal como a alegria sentida por aquele que jejua quando quebra o seu jejum, ou por aquele que reza a Qiyam durante a última parte da noite, após ter acabado de orar.

N. Quando a pessoa tiver acabado de realizar todos os rituais do Hajj como foram prescritos por Allah e da forma como Allah gosta, ela tem a esperança de que o seu Senhor lhe perdoe todos os seus pecados, como o Profeta (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) prometeu no hadice: "Quem quer que faça a Hajj por amor a Allah e que não tenha relações sexuais (com a sua esposa), que não peque ou dispute injustamente durante o Hajj, regressará como no dia em que a sua mãe o deu à luz”.(Narrado por al-Bukhari, 1449; Muslim, 1350). Isto convida essa pessoa a começar uma nova página da sua vida, livre de pecado.

O. Quando essa pessoa volta para os seus familiares, e sente a alegria de os reencontrar, isto lhe lembra a grande alegria de os encontrar no Paraíso. Isto também lhe ensina que a maior perda é perder-se a si mesmo e à sua família no Dia da Ressurreição, como Allah diz (interpretação do significado): "Os perdedores são aqueles que se perdem a si mesmos e às suas famílias no Dia da Ressurreição. Na verdade, isso será uma perda manifesta!" [al-Zumar, 39:15].
Pedimos a Allah que nos ajude a obedecer-Lhe e a alcançar a Sua Casa e a fazer tudo o que Ele nos tenha ordenado. Que Allah abençoe o nosso Profeta Muhammad (SAAS) (s.a.w.).

Benefícios

Allah diz: "Que eles possam testemunhar coisas que lhes são benéficas" (al-Hajj 22:28).

Os benefícios tanto são materiais como religiosos (espirituais).
Com respeito aos benefícios religiosos, aquele que vai ao Hajj ganha o prazer do seu Senhor, e regressa com todos os seus pecados perdoados. Ganha também a imensa recompensa que não pode ganhar em nenhum outro lugar senão nesses locais. Uma oração em al-Maçjid al-Haram, por exemplo, é igual a cem mil orações em qualquer outro local, e a Tawaf e a Saa'i não podem ser feitas em nenhum outro local, senão nestes locais.

Outros benefícios incluem encontrar outros Muçulmanos e discutirem as suas circunstâncias, e encontrarem eruditos e interrogarem-nos acerca dos seus problemas. Os benefícios materiais incluem o comércio e os negócios, e outros tipos de ganhos que advêm do Hajj.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad (SAAS) ua Aali Muhammad (SAAS). Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

A Importância dos Dez Primeiros Dias de Zul Hijja

Louvado seja Allah, que nos encaminhou até aqui; jamais teríamos podido encaminhar-nos, se Ele não nos tivesse mostrado o caminho. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Irmãos muçulmanos:

Ibn Abbas (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Nenhum dia na prática do bem é melhor para Allah do que os dez primeiros dias de Zul Hijja.” Perguntaram: “Nem o empenho pela causa de Allah?” Ele disse: “Nem o empenho pela causa de Allah, a não ser que o homem saia com sua vida e seus bens e não retornar com nada.”Hadice narrado por Bukhári.

Jáber Ibn Abdullah (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Os dias mais preferidos do mundo são os dez, (querendo dizer os dez primeiros dias de Zul Hijja).” Hadice atestado pelo Albáni.

É da graça de Allah, glorificado e exaltado seja, sobre Seus servos crentes que Ele lhes estabeleceu períodos para obedecê-Lo, tempos propícios para aceitação das adorações e elevação dos graus. Dentre esses dias abençoados estão os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja, o último mês do calendário islâmico. Para o enobrecimento desses dias e o seu valor perante Allah, Ele jurou por eles no Seu Livro Sagrado. Disse: “Pela aurora e pelas dez noites.” O enobrecimento desses dias é pelo que elas possuem de adorações principais.

O Imam Ibn Al Caiyem (RA) disse, bem com os outros sábios a respeito da importância desses dias, fazendo comparação entre eles e os dez últimos dias do mês de Ramadan. Ele disse: “As últimas dez noites do mês de Ramadan são preferíveis às primeiras dez noites do mês de Zul Hijja, porque possuem Lailatul Cadr (A Noite do Decreto). Os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja são preferíveis aos dez últimos dias do mês de Ramadan, porque possuem o Dia de Arafa.

” Allah, Ta’ála, diz: “...e invocarem o nome de Allah, nos dias mencionados.” (22:28).
Ibn abbas e Ibn Omar (R) disseram: “Os dias mencionados são os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja.”

Os nossos ancestrais costumavam comemorar três oportunidades de dez dias durante o ano: Os primeiros dez dias do mês de Zul Hijja, os últimos dez dias do mês de Ramadan, e os dez primeiros dias do mês de Muharram.

Devemos, portanto, durante esses dias aumentar as nossas atividades religiosas, adorar e obedecer muito a Allah, afastando-nos das Suas proibições.

1 – Devemos jejuar. O melhor jejum é o dos nove primeiros dias de Zul Hijja. Ao menos, jejuarmos no Dia de Arafa devido às palavras de Rassulullah (S):
“O jejum durante o Dia de Arafa expia os pecados do ano anterior e do posterior.” Narrado por Musslim. O Imam An Nawawi (RA) costumava jejuar o resto dos dias com assiduidade.

2 - Invocar muito a Allah. Ele disse:
“E invocam o nome de Allah nos dias mencionados.” (22:28).
Ibn Omar (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Nenhum dia, na prática do bem, é melhor para Allah do que os dez primeiros dias de Zul Hijja. Portanto, engrandecem e louvem muito a Allah durante eles.” Relatado por Ahmad.
Os nobres companheiros do Rassulullah (S) costumavam ir aos mercados invocando a Allah durante esses dias em agradecimento às dádivas d’Ele.
Ibn Omar e Abu Huraira (R) relataram isso. Os seguidores costumavam elevar as vozes invocando Allah nos caminhos, nas mesquitas, nas casas e nos mercados. É o nosso dever educarmos os nossos filhos nisso e embelezarmos as nossas casas durante esses dias abençoados.

3 – Praticar caridades. Allah, Ta’ála disse: “Ó crentes, fazei caridade com aquilo com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá barganha, amizade, nem intercessão alguma. Sabei que os incrédulos são injustos.” (2:254).
O Rassulullah (S) disse: “Nenhum bem é reduzido pela caridade.” Relatado por Musslim. Portanto, deve-se pagar o zakat, fazer muita caridade, principalmente porque estamos no final do ano. Ao pagarem o zakat, não devem se esquecer das obras de benevolência, dos pobres e dos necessitados.

4 – O sacrifício. É um ato voluntário em seguimento ao Profeta Abraão (AS), quando
Allah expiou o filho dele, Ismael, com um sacrifício importante.
O Profeta Mohammad (S) sacrificou pessoalmente dois carneiros gordos, invocando e magnificando o nome de Allah. (Hadice narrado por Bukhári e Musslim).

É permitido que a pessoa sacrifique o animal após a oração do abençoado ‘Id Al adh-há, que coma dele, presenteie os amigos e distribua entre os pobres e necessitados.
Que todos se lembrem de praticar a oração do ‘Id e presenciar o sermão do mesmo. Devem fazer-se acompanhar pela esposa e pelos filhos.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E
sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

segunda-feira, novembro 09, 2009

A FESTA DO SACRIFICIO - ID AL ADHA‏

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!

O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!
‘Id al Adha (Festa do Sacrifício)

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar. La ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar wa lilahi el hamd”.

O ‘Id al Adha é o ‘Id maior para os muçulmanos, o ‘Id do Hajj (da peregrinação a Makkah). Este ‘Id dura 4 dias, do dia 10 a dia 13 do mês de Dhul Hijjah. Mas porque este é o ‘Id se chama ‘Id al Adha (Festa do Sacrifício)?

Chama-se ‘Id al Adha porque remonta a historia do Profeta Abraão (AS) e seu filho Ismael (AS) que são um verdadeiro exemplo para os muçulmanos, um verdadeiro exemplo de submissão total a Allahu Ta’ala. Abraão (AS) teve uma inspiração em sonho que deveria sacrificar seu amado filho Ismael pela causa de Allah SWT. Mesmo isso lhe sendo extremamente dificultoso, Abraão não exitou em obedecer às ordens de Allah, pois era verdadeiramente submisso ao Conhecedor do oculto e do manifesto. Disse imediatamente: “Eis-me aqui Oh Allah, eis-me aqui e não há divindade além de Ti, os louvores, as graças e a Soberania pertencem a Ti, e não há parceiros junto a Ti”.

Disse Allahu Ta’ala no Quran com relação ao Profeta Abraão:

“E quando o seu Senhor lhe disse: Submete-te a Mim!, respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!” 2:131.

“Allah elegeu Abraão por fiel amigo”4:125.

“Abraão jamais foi judeu ou cristão; foi, outrossim, monoteísta, muçulmano, e nunca se contou entre os idólatras” 3:67.

Então Abraão foi até seu filho Ismael (AS) e disse-lhe sobre o sonho. Então Ismael (AS), mesmo sendo jovem , era também um exemplo de submissão a Allah, então respondeu:

“Oh meu pai faça o que te foi ordenado, me encontrarás insha Allah entre os pacientes”. Então quando ambos haviam se submetido, Abraão afiou a faca e colocou no pescoço de Ismael, mas a faca não fazia sequer um arranhão no pescoço de Ismael. Neste momento, Allah SWT enviou o anjo Gabriel com as boas novas dizendo-lhe que substituísse Ismael por um cordeiro que deveria ser sacrificado em nome de Allah.

Allah SWT disse no Quran:

“Certamente que esta foi a verdadeira prova. E o resgatamos com outro sacrifício importante. E o fizemos (Abraão) passar para a posteridade.Que a paz esteja com Abraão “ 37:106 -109.

Portanto, nós muçulmanos seguimos o exemplo do Profeta Abraão, o Patriarca dos Profetas, sendo obrigatório a toda família muçulmana oferecer um sacrifício, relembrando o verdadeiro significado do Islam (Submissão total a Allah) e também para refletirmos se realmente temos sido verdadeiramente muçulmanos, submissos a Allah, ou se temos deixado de acatar Suas ordens . Por esse motivo é chamado ‘Id al Adha (Festa do Sacrifício), o ‘Id que nos lembra o que é ser muçulmano, Abraão ficou de exemplo para todos nós até o Dia do Juízo. Disse Allahu Ta’ala:

“Dize: Allah diz a verdade. Segui, pois, a religião de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras” 3:95.

Além disso, o Hajj é uma recordação disso, pois remonta a história do Profeta Abraão (AS) que juntamente com seu filho Ismael que levantou os alicerces da Kaabah, a Casa Sagrada. E mais tarde da descendência de Ismael veio o último Mensageiro de Allah, Muhamad SAAS. Allah SWT disse no Quran:

“E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós, pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo”. 2:127.

Após a construção da Kaabah, Abraão no meio do deserto fez um importante chamado, um chamado que chegou aos ouvidos de milhares e milhares de muçulmanos. Allah SWT disse:
“E proclama a perigrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar” 22:27.

Hoje, graças a esse chamado, milhões de pessoas de todos os lugares do mundo vão até Makkah, neste mês sagrado de Dhul Hijjah, para realizar os rituais do Hajj, repetindo as palavras de Abraão:

“Eis-me aqui Oh Allah, eis-me aqui e não há divindade além de Ti, os louvores, as graças e a Soberania pertencem a Ti, e não há parceiros junto a Ti” (Labeika Allahuma labeik, Labeika la sharika laka labeik inna Al Hamda wa ne’mata laka wal Mulk la sharika lak).

Bom, depois de termos visto o sentido do Eid al Adha, o que um muçulmano deve fazer no dia do ‘Id e qual deve ser a sua conduta conforme a Sunnah do Profeta Muhamad SAAS:

1º) Antes de sair para a oração de ‘Id é aconselhável que o muçulmano faça o ghusl, ou seja, tome um banho completo. É relatado em diversos ahadith que o Profeta SAAS bem como os sahaba (Companheiros) costumavam fazer o ghusl antes de ir para a oração de ‘Id.

2º) No ‘Id al Adha diferentemente do ‘Id al Fitr (encerramento do Ramadan) é aconselhável que o muçulmano vá para a oração em jejum, e após a oração quebre o jejum de preferência comendo do animal sacrificado.

3º) O muçulmano deveria vestir as melhores roupas que ele tiver no dia do ‘Id. O Profeta Muhamad SAAS e os sahabah costumavam a se adornarem para o ‘Id. Quanto às mulheres deveriam tomar cuidado para que suas roupas não sejam chamativas, mas sim com roupas discretas que não chamem atenção dos homens, além disso, não devem usar perfume nem maquiagem, pois elas estarão saindo com a finalidade de adoração.

4º) O Takbir (o engrandecimento de Allah SWT). Essa é a sunnah mais importante no Dia do ‘Id. É aconselhável que se faça o takbir durante toda a trajetória até o local de oração. Lembre-se que esse takbir deve ser feito até o último dia de tashriq, ou seja, dia 13 de Dhul Hijjah. Como é feito esse takbir? Da seguinte forma, dizendo:

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, la ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar wa lillahi al Hamd” (Allah é Maior, Allah é Maior, Allah é Maior, não há divindade além de Allah, Allah é Maior, Allah é Maior e para Allah são os louvores).

5º) Todo o muçulmano deveria ir para a oração de ‘Id. Existe divergência dos sábios quanto à obrigatoriedade individual da Oração do ‘Id, mas grande parte dos Sábios entende que é uma prescrição obrigatória a todos os muçulmanos, fundamentando com o hadith sahih do Profeta SAAS onde ela ordena a todos irem à oração de ‘Id inclusive as mulheres e crianças, até mesmo as mulheres que estiverem menstruadas, mas nesse caso não deverão ficar no local da oração, mas em algum lugar separado.

6º) A sunnah é que a Oração de ‘Id seja realizada fora da mesquita, ou seja, em outro lugar mais espaçoso onde todos muçulmanos possam assistir a oração, mas não há problema da oração do ‘Id ser feita na mesquita, pois uma vez o Profeta SAAS fez a oração de ‘Id na mesquita. A questão é: Se a oração de ‘Id for feita fora da mesquita não há necessidade de se rezar 2 rakaas de Tahiyatul al Masjid (Cumprimento da Mesquita) basta chegar sentar e fazer o takbir, pois nem o Profeta nem os sahaba fizeram. Mas se a oração for na mesquita, deve-se fazer 2 rakaas de Tahyatul Masjid devido ao hadith geral do Profeta SAAS onde ele disse: “Quando qualquer um de vocês entrar na mesquita que não se sente antes de oferecer 2 rakaas”.

7º) Após a oração é aconselhável que os muçulmanos se cumprimentem e se felicitem. As pessoas costumam se cumprimentar dizendo: “ ‘Id Mubarak” ou “Kul ‘am wa antum bi khair”, e nenhum deles estão errado. Mas o melhor cumprimento a ser usado é mesmo que era utilizado pelos sahaba que é dizer: “Taqabal Allah mina wa minkom” (Que Allah aceite nossas e as vossas boas ações). Jubair ibn Nufair disse: “Quando os companheiros do Profeta SAAS encontravam-se no dia de ‘Id diziam um ao outro: ‘Taqabal Allah mina wa minkom’”

8º) E por último, é sunnah ir à oração de ‘Id por um caminho e voltar por outro, pois o Profeta SAAS costumava fazer isso. Foi dito que a razão disso é que no Dia do Juízo os dois caminhos testemunharão a favor dos muçulmanos que passaram por eles para ir à Oração de ‘Id.

Portanto irmãos vamos nos esforçar por seguir a Sunnah do nosso amado Mensageiro SAAS, não só no ‘Id ou em ocasiões especiais, mas em todos os momentos das nossas vidas, pois Allah SWT disse no Quran:

“Realmente, tendes no Mensageiro de Allah um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Allah, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Allah freqüentemente.”

Que Allah SWT aceite nosso jejum e nosso esforço e tenha insha Allah nos escrito dentre os salvos do fogo infernal e dentre o Povo do Paraíso. Takabal Allahu mina wa minkom insha Allah!!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24


MABRUK - SUBHANA ALLAH! ALHAMIDU LILLAH! ALAHU AKBAR...!